Apesar de curta, a história do ACC é bem interessante e demonstra bem o que o amor pelo desporto, e em particular pelo Futsal, consegue fazer apesar das muitas contrariedades que vamos tendo de enfrentar.
Em primeiro lugar, porquê “Académico Clube de Ciências”?
O nome do clube reflecte a ligação deste à Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL). O primeiro contacto da FCUL com o Futsal (na altura ainda a dar os primeiros passos, com a designação de Futebol 5) deu-se na época de 1985/86 com a participação do “Clube Académico os Positrões” na 2ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Lisboa (AFL) – nesta altura existiam no pais poucas dezenas de clubes a praticar a modalidade. Refira-se ainda que, na origem do ACC, estiveram dois elementos que pertenceram a este clube. Após a dissociação dos “Positrões” em 1987, a Associação de Estudantes da FCUL inscreveu na época 1987/88 uma equipa que iniciou a sua participação na 3ª Divisão Distrital da AFL, e que integrava jogadores que demonstravam as suas qualidades nos torneios internos. Mais tarde surgiu também a equipa feminina, da qual 3 elementos chegaram a participar nos treinos da selecção Nacional. Nessa primeira época, a equipa conquistou um torneio organizado pela AFL após o términos do campeonato.
Na época seguinte a equipa subiu à 2ª divisão distrital e, dois anos mais tarde (1990/91), à 1ª divisão distrital.
Apesar do sucesso da modalidade e do facto de, conjuntamente com o vólei feminino, ser a única representação da FCUL no desporto nacional federado, a Associação de Estudantes, aproveitando a saída desta de alguns elementos que tinham dinamizado o desporto nesta faculdade, decidiu, para redução de despesas, acabar com o desporto federado (acabando também com uma equipa de iniciados).
Confrontados com este cenário, todos aqueles que estavam ligados à modalidade, jogadores e equipa técnica, decidiram fundar um clube que pudesse dar continuidade a todo o trabalho já realizado. Surgiu assim em 19 de Janeiro de 1996 o “Académico Clube de Ciências”. Refira-se ainda que, como forma de “agradecimento” pelo trabalho realizado, a Associação de Estudantes da FCUL não permitiu que a equipa continuasse o seu caminho, forçando uma descida da 1ª à 3ª Divisão Distrital da AFL, divisão onde o ACC iniciou o seu trajecto na época de 1996/97. No ano seguinte o ACC subiu à 2ª Divisão Distrital da AFL, e depois à 1ª.
Fonte: http://acciencias.com/
Número total de visualizações de páginas
quinta-feira, 18 de novembro de 2010
quinta-feira, 11 de novembro de 2010
a.c.c
Subscrever:
Mensagens (Atom)